Guia técnico · Substrato

Por que usar substrato de coco para mudas de café

10 min de leitura · Atualizado em setembro de 2026 · substratoparacafe.com.br

Resposta rápida

Substrato de coco para mudas de café é o pó de coco fino (granulometria abaixo de 2 mm), lavado, que serve de base ou componente dos substratos de referência da pesquisa brasileira — o Oxifertil usado na UFLA tem 40% de fibra de coco. Ele oferece porosidade total acima de 94%, retenção de água de até 8 vezes o peso seco e relação C/N de 74 a 188, o que mantém a estrutura estável nos 4 a 6 meses da sacolinha, ao contrário da casca de pinus, que compacta. É a melhor escolha para ciclos acima de 4 meses e para a fase de germinação; não resolve sozinho problemas de semente, água de irrigação ou sombreamento.

O pó de coco fino já é o benchmark da pesquisa agronômica brasileira para mudas de café em tubete. O Oxifertil — substrato de referência usado em ensaios da UFLA e de outras instituições de pesquisa — tem em sua composição 40% de fibra de coco. Já existem substratos comerciais 100% pó de coco formulados especificamente para café. Este artigo explica por que o coco chegou nessa posição e o que isso significa na prática para o viveirista.

Mão colhendo grãos de café em pé de cafeeiro em Java, Indonésia
O substrato que a muda recebe no viveiro impacta toda a vida produtiva da planta — o café é perene por 20–25 anos.

1. Quais propriedades físicas do pó de coco importam para o café?

Três: porosidade total acima de 94%, retenção de água de até 8 vezes o peso seco e densidade aparente abaixo de 0,09 g/cm³.

>94%
Porosidade total do pó de coco fino
8×
Capacidade de retenção de água em relação ao peso seco
<0,09
g/cm³ de densidade aparente — substrato leve

O pó de coco fino (granulometria abaixo de 2 mm) tem porosidade total acima de 94%, o que significa que mais de 94% do volume do substrato é composto de poros — espaço disponível para água e ar. A muda de café em sacolinha de 1 L precisa de substrato que drene bem o excesso de água após cada rega, mas que retenha umidade suficiente para manter a zona radicular úmida entre regas consecutivas. O pó de coco atinge esse equilíbrio de forma consistente.

A baixa densidade aparente (menos de 0,09 g/cm³) torna o pó de coco um substrato extremamente leve — o que reduz o peso do lote de mudas na logística de entrega e facilita o enchimento manual de sacolinhas e tubetes.

2. Pó de coco ou casca de pinus: qual mantém a estrutura durante o ciclo?

O pó de coco — a casca de pinus se decompõe e compacta ao longo dos 4 a 6 meses da sacolinha. A casca de pinus decompõe-se progressivamente durante o ciclo de produção da muda, perdendo estrutura e reduzindo aeração. Em ciclos de 4–6 meses (sacolinha de café), essa decomposição é perceptível — o substrato vai compactando e a drenagem piora na segunda metade do ciclo.

O pó de coco tem relação C/N entre 74 e 188 — muito mais estável que a casca de pinus fresca. Isso significa que o substrato mantém sua estrutura física por todo o ciclo de produção da muda, sem compactação progressiva e sem alteração significativa da CE pelo processo de decomposição. Para o viveiro de café — onde a muda passa 4–6 meses no recipiente — essa estabilidade é relevante.

3. Por que o pó de coco é o benchmark acadêmico para muda de café?

Porque o substrato de referência dos ensaios da UFLA já contém fibra de coco. O Oxifertil, substrato de referência em múltiplos ensaios de mudas de café em tubete realizados na UFLA (Universidade Federal de Lavras), tem composição de 60% casca de pinus + 40% fibra de coco. O produto é o controle positivo dos estudos que testam alternativas de substrato para tubete — o que significa que a comunidade acadêmica brasileira trata o blend pinus/coco como o padrão de desempenho a superar.

Ensaios mais recentes (Bioscience Journal, UFLA, 2002) testaram a substituição do substrato comercial de referência por casca de arroz carbonizada em tubetes de 120 mL — e mesmo nesse contexto, o substrato de referência continha fibra de coco. O pó de coco não é uma alternativa exótica — é parte do DNA dos melhores substratos para café que o Brasil produz academicamente.

Fonte: Karasawa et al. (2003), ESALQ/USP e UFLA — mudas de Coffea arabica cv. Acaiá Cerrado MG 1474 desenvolveram-se satisfatoriamente em substrato com CE de extrato até 5,40 dS/m, muito acima do limite de 1,2 frequentemente citado no trade.

4. O pó de coco precisa ser lavado antes de usar em café?

Sim, e fornecedores sérios já entregam lavado — uma passagem de água derruba a CE de 4,7 para abaixo de 1,5 mS/cm. O pó de coco in natura tem CE que pode variar de 0,4 a 6,0 mS/cm dependendo do processamento e da safra. Fornecedores sérios fazem a lavagem antes da comercialização — uma ou mais passagens de água removem os sais solúveis (sódio, potássio, cloro) da superfície das fibras. Uma única passagem de lavagem já reduz a CE de um pó de coco bruto de 4,7 mS/cm para abaixo de 1,5 mS/cm (Embrapa Agroindústria Tropical, 2001).

O pó de coco comercial lavado, com CE entre 0,7 e 1,1 mS/cm, já está dentro da faixa segura para café antes mesmo de ser aplicado. E com a irrigação rotineira do viveiro, a CE cai ainda mais durante o ciclo, à medida que os sais residuais são lixiviados.

5. Quando usar casca de pinus e quando usar pó de coco?

Pinus onde há excedente florestal e o ciclo é curto; coco em ciclos acima de 4 meses e na germinação, no Nordeste e, em carga fechada, também no Sudeste. A casca de pinus é mais barata em regiões do Sul e do Sudeste onde há excedente de resíduo florestal. O pó de coco é mais barato e mais facilmente disponível no Nordeste e em regiões próximas às usinas de beneficiamento de coco. Para produtores do Sul de Minas, Triângulo e Cerrado Mineiro — o coração cafeeiro brasileiro — ambos os produtos são acessíveis a custos similares.

Para ciclos longos (acima de 4 meses), o pó de coco tem vantagem técnica clara sobre a casca de pinus pela estabilidade estrutural. Para ciclos curtos (sementes e cotilédones, até 30 dias), ambos funcionam bem — mas o pó de coco facilita mais o controle de CE na fase de germinação, onde a sensibilidade a sais é máxima.

Cerejas vermelhas e verdes de café maduras na planta
Mudas com sistema radicular bem desenvolvido — fruto de substrato adequado — produzem a primeira safra com maior uniformidade.

6. O que o pó de coco não resolve sozinho no viveiro de café?

Semente, água de irrigação e sombreamento — três pilares com peso igual ao do substrato. O substrato é um dos quatro pilares da qualidade da muda de café — mas não é o único. Semente de qualidade (cultivar certificada, sanidade comprovada), água de irrigação com CE compatível (abaixo de 1,2 dS/m), e manejo correto de sombreamento (sombrite 50% nas fases iniciais, redução gradual para rustificação) têm peso equivalente no resultado final.

Troca de substrato sem ajuste na irrigação, ou mudança de recipiente sem treinamento da equipe de plantio, raramente produz melhoria sustentável. O substrato de coco é o melhor ponto de partida — mas o viveiro bem gerido começa com um protocolo completo, não com um insumo isolado.

Use a ferramenta de recomendação

Perguntas frequentes

Por que o pó de coco é considerado referência para mudas de café?

Porque o Oxifertil, substrato de referência nos ensaios de mudas de café em tubete da UFLA, tem 40% de fibra de coco na composição, e já existem substratos comerciais 100% pó de coco formulados para café.

Quais propriedades físicas o pó de coco fino oferece à muda de café?

Porosidade total acima de 94%, retenção de água de até 8 vezes o peso seco e densidade aparente abaixo de 0,09 g/cm³, o que dá drenagem, umidade entre regas e um lote de mudas mais leve.

Pó de coco ou casca de pinus para muda de café: qual dura mais no ciclo?

O pó de coco, com relação C/N entre 74 e 188, mantém a estrutura por todo o ciclo de 4 a 6 meses da sacolinha. A casca de pinus decompõe-se progressivamente, compacta e perde drenagem na segunda metade do ciclo.

A CE do pó de coco é perigosa para café?

Não, se o produto for lavado. Uma passagem de lavagem reduz a CE de 4,7 mS/cm para abaixo de 1,5 mS/cm (Embrapa Agroindústria Tropical, 2001), e Karasawa et al. (2003) registraram desenvolvimento satisfatório de Coffea arabica com CE de extrato até 5,40 dS/m.

Leia também neste site:

Referências técnicas

Leitura de base sobre os parâmetros tratados neste guia: